A KIWI GREENSUN – CONSERVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTA, S.A., iniciou a sua atividade de comércio por grosso de kiwi em 06/11/2002.

O histórico dos fundadores da Kiwi Greensun remonta aos anos 80, com a primeira plantação de kiwi de cerca de 2 hectares, em Felgueiras. Na década de 90 detinham já 22 hectares de plantações e em 2008 a Kiwi Greensun tornou-se o maior produtor de kiwis da Península Ibérica.

Em 2004, a Kiwi Greensun abre o seu armazém. Uma unidade com vista à conservação, calibragem e embalagem de kiwis, com uma área coberta de 2.500 m2, equipada com as tecnologias de calibragem, embalamento e armazenagem mais modernas do mercado. Em 2005 houve a necessidade de aumentar a área em mais 500m2. Ainda nesse ano, a empresa passou a ser detentora de Certificação ISO 22000 (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar). Até 2006, o desenvolvimento da empresa e crescimento da produção, levaram à necessidade de mais um aumento da área coberta em 1.350 m2. A capacidade de armazenamento frigorífico foi aumentada para as 4000 toneladas, para fazer face às exigências do mercado e à crescente procura deste fruto pelo consumidor. Este investimento foi realizado com recursos próprios, revelando uma enorme estabilidade da empresa aos níveis económico e financeiro. Para responder ao aumento de produção, resultante do incremento no número de novos produtores que têm vindo a instalar-se nos últimos 3 anos e, no sentido de satisfazer o mercado sempre de uma forma sustentada e com produtos do mais alto nível de qualidade, em 2016, a Kiwi Greensun iniciou um novo projeto de investimento em câmaras frigoríficas e de maturação. Estas últimas permitem colocar no mercado kiwis no ponto ideal de maturação, satisfazendo o consumidor final e consequentemente contribuindo para o aumento da procura deste excelente fruto. Atualmente, a empresa tem uma área coberta de 7800m2, com capacidade de armazenamento em frio de 8.000 toneladas. A Kiwi Greensun, S.A. tem toda a unidade produtiva, de preparação, de armazenamento e de conservação direcionada para o kiwi. As variedades de kiwi produzidas e comercializadas pela empresa, são nomeadamente Earligreen, Gold (Soreli), Bo. Erica e Hayward, sendo que estas duas últimas representam 80% do total.

O volume de negócios da campanha 2016/2017 ultrapassou os 5M euros, com as exportações a representar uma fatia de 70%, com especial destaque para o mercado espanhol.

A Kiwi Greensun é um dos mais importantes entrepostos de kiwi existentes no país. A longa experiência e “know-how” do ponto de vista técnico dos seus sócios neste setor, permitiu que em pouco tempo a empresa obtivesse este reconhecimento, quer perante os seus clientes e o mercado, quer perante os produtores que entregam a sua produção na empresa.

Em 2016, obtém o reconhecimento como Organização de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas – Produto Kiwi. Atualmente, conta com 32 produtores que somam uma área de plantação de 323 hectares. Prevê-se que continue a crescer, com o objetivo de atingir uma produção de 10.000 toneladas de kiwi.

O objetivo da Kiwi Greensun será sempre disponibilizar kiwis da melhor qualidade, com observância dos requisitos e regulamentos existentes e visando a completa satisfação das necessidades dos clientes cumprindo os requisitos da Produção Integrada e  Global Gap.